04 agosto 2009

Mercado de luxo aposta em carros sustentáveis.

Gallardo LP 560-4, da Lamborghini, emite 18% a menos de CO2 que a sua versão original. Fotos: Divulgação
Em tempos de aquecimento global e escassez de recursos naturais, muitas montadoras estão modificando seus processos produtivos e oferecendo aos clientes carros mais econômicos e eficientes. E quem pensa que essa tendência circula apenas entre veículos populares, engana-se. Marcas tradicionais, como Lamborghini, Ferrari e Bentley, também estão adotando medidas em prol da sustentabilidade em seus carros.
Com um mercado mais rígido em termos em emissão de carbono e consumo de combustíveis, ninguém quer ficar para trás - nem mesmo quem vende para clientes que não se importam em gastar a mais. Prova de que os consumidores estão cada dia mais preocupados com as questões ambientais, independente da classe social.
A italiana
Lamborghini é uma delas e lançou recentemente uma série de metas para tornar seus veículos de luxo mais sustentáveis. A companhia pretende diminuir suas emissões em 35% até 2015 e focou na redução do peso dos automóveis como forma de atingir suas metas. Além disso, a montadora pretende investir em novas tecnologias, como a dos híbridos e dos biocombustíveis.
O primeiro modelo “verde” apresentado pela marca foi o Gallardo LP 560-4, que emite 18% a menos de dióxido de carbono que a versão original. Além dos carros, a Lamborghini também pretende reduzir a sua pegada de carbono em outros setores, o que levou a empresa a investir 35 milhões de euros em um programa com duração de cinco anos que irá aumentar a eficiência de todas as suas operações. As fábricas da montadora, por exemplo, receberão painéis solares para reduzir as emissões de carbono em 30% até 2010.
A
Ferrari é outra que também tem tomado medidas para tornar seus famosos esportivos mais eficientes. A marca adotou a injeção direta de combustível, câmbio de dupla embreagem e todos os modelos possuem peso reduzido. No início desse ano, a fábrica de motores da marca em Maranello, Itália, recebeu 1.075 painéis solares para diminuir o consumo de energia elétrica da unidade, reduzindo a emissão de CO2 em 25%.
A italiana também já anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de modelos híbridos, que deverão ser lançados em 2015. A tecnologia, conhecida como "Freio Regenerativo” (que converte a energia do movimento das freadas em eletricidade para as baterias do carro), já está sendo desenvolvida para os carros de Fórmula 1 da montadora. A intenção da Ferrari é reduzir as emissões de gases poluentes de seus veículos em 40% até 2012.
A Bentley também anda trabalhando para tornar seus carros de luxo mais amigos do meio ambiente. Entre as medidas tomadas pela empresa está o programa de redução das emissões de CO2 e aumento da eficiência dos veículos e o desenvolvimento de modelos 85% recicláveis. A marca afirma já ter reduzido seu consumo de energia em 30% na última década, suas emissões de CO2 em 20% e seu consumo de água em mais de um quarto.
Outra meta da empresa é produzir veículos 40% mais eficientes e 15% menos poluentes até 2015 - mantendo a performance e os padrões de qualidade da marca. Além disso, ela também está desenvolvendo modelos com a tecnologia "flex", que deverão ser lançados 2012.
-
Fonte: ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário