28 agosto 2009

O mercado das águas premium

Água é um artigo de luxo. Em hotéis e restaurantes sofisticados da Europa e dos EUA, é comum conferir a carta de vinhos e checar também a de água, composta por uma ampla oferta de marcas. São bebidas premium que, além da qualidade da água, seduzem por sua bela apresentação. Outro fator que chama a atenção é a origem. Que tal beber um líquido que brotou sob o círculo polar Ártico?Como o mercado é concorrido, investir no design virou importante estratégia dos produtores. É o caso da finlandesa Veen, que faturou o prêmio de melhor garrafa de 2007 em um evento que teve 169 candidatos. Um dos sócios, o designer Antti Eklund, é o responsável pela embalagem. “Veen é uma água natural da Lapônia. Não vendemos apenas água, estamos criando memórias”, diz. A marca custa R$ 26, está disponível em sete nações e negocia distribuição em mais 30, inclusive o Brasil. Ostentar prêmios de desenho, aliás, faz parte do charme. A inglesa Elsenham conquistou uma estatueta em 2005 por sua garrafa semelhante a um perfume. E a norueguesa Voss contratou um ex-diretor de criação da Calvin Klein para desenvolver sua embalagem, premiada em competições de design em seu país.O apelo requintado tem funcionado. A argentina Lauquen saltou de 20 mil unidades vendidas em 2005 para 500 mil – a marca chegou ao Brasil em 2008 ao custo aproximado de R$ 18. Não é à toa, portanto, que a Evian acaba de lançar sua versão luxo, a Palace Bottle, que custa R$ 45.

Veja o comercial da VOSS Water:
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Fonte: Portal Terra/Revista IstoÉ Independente por LENA CASTELLÓN

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