O mercado de luxo no Brasil continua a sua escalada para o
topo, as vendas já triplicaram nos últimos sete anos. Chegaram a 20,7 bilhões
de reais em 2012. E a expectativa a longo prazo é que haja um crescimento de
10% a 20% ao ano até 2020, de acordo com
a consultoria MCF. Mais de 40 grifes internacionais como a francesa
Hermès e a italiana Prada já operam no
país desde 2009.
Com essa tendência de
crescimento, as marcas descobriram novos horizontes,
e deixaram o eixo Rio-São Paulo, e fincam suas bandeiras em novos territórios, por exemplo em outubro de 2012, o Shopping RioMar, em Recife, foi inaugurado com lojas da inglesa Burberry e da alemã Hugo Boss.
e deixaram o eixo Rio-São Paulo, e fincam suas bandeiras em novos territórios, por exemplo em outubro de 2012, o Shopping RioMar, em Recife, foi inaugurado com lojas da inglesa Burberry e da alemã Hugo Boss.
Agora o Sul do país está sendo alvo dessas grifes, foi
inaugurada em setembro, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, a francesa Louis
Vuitton e a joalheria americana Tiffany.
“O Brasil é grande demais, não faz sentido para uma grande marca de luxo pensar apenas em São Paulo”, diz Gabriele Zuccarelli, sócio da consultoria Bain & Company.
“O Brasil é grande demais, não faz sentido para uma grande marca de luxo pensar apenas em São Paulo”, diz Gabriele Zuccarelli, sócio da consultoria Bain & Company.
São estratégias mercadológicas totalmente diversificadas, e específicas para o mercado Brasil, pois o
consumidor brasileiro tem uma cultura de compra diferente em relação ao mercado
europeu.
Infelizmente ainda as barreiras fiscais que país possui,
atrasa ou até amedronta outras marcas de se aventurarem a trilhar seus caminhos
por aqui, só uma mudança radical e a eliminação dos vários obstáculos
burocráticos e fisicas, o Brasil se tornará uma referência no mercado de luxo
perante os países emergentes.
Marc Sjostedt, Chapoulaud-Floquet e Isabelli Fontana |
Fachada da Louis Vuitton em Curitiba |
Fotos: (Fotos: Kraw Penas, Ricardo Pacak e Michel Willian/Divulgação)
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