26 setembro 2011

Entrevista #1

O Blog MAC tem o prazer em postar a primeira entrevista exclusiva com ícones do mercado de luxo mundial, e para abrir com chave de ouro entrevistamos Millie Aoki de La Valette, uma brasileira que mudou para a França e fez carreira no mundo do alto luxo, passando por várias empresas do segmento como Floriane de Saint Pierre, e hoje atua como consultora do mercado de luxo em Paris.

Confira a entrevista abaixo:



1 - Conte-nos um pouco sobre seu começo e como surgiu seu interesse no mercado de luxo?
R: Desde pequena vivi no meio da moda, pois minha mãe tem uma escola de costura e modelismo, e uma tia possui uma usina de seda, fornecedora dos grandes estilistas brasileiros. Por ter casado com um francês, logo mudei para Paris e construi a minha vida uma vez que entrei nesse mercado.


2 - Qual foi sua formação acadêmica e como conseguiu chegar nesse mercado tão restrito?
R: Sou arquiteta formada pela FAU Mackenzie em São Paulo e, como você pode constatar, arquitetura leva a tudo! Sempre gostei da moda e quando abriu uma vaga como Assistante Pessoal da Floriane de Saint-Pierre, eu postulei. O fato de ser multicultural foi um fator positivo. Fiquei neste cargo um ano e logo fui promovida “Research Associate”.


Foto: Arquivo pessoal.


3 - Você trabalhou com a mais respeitada headhunter do mercado de luxo do mundo, como foi essa experiência?
R: Sabe “O diabo veste Prada”? So que lá era YSL... Brincadeira a parte, foi uma experiencia super interessante, aprendi muito trabalhando com ela.


4 - Qual é sua visão sobre o mercado de luxo no Brasil?
R: Potencial enorme! O mercado do luxo no Brasil está em pleno crescimento como em geral a economia brasileira. Basta ver que todas as marcas de luxo do mundo tem investido muito nesses últimos anos e isso apesar das altas taxas.


5 - Qual é a grande diferença em termos de consumo da classe A brasileira com a da Europa?
R: Na minha opinião, a maior diferencia é educacional. O luxo aqui é como o futebol no Brasil, faz parte da cultura. Aqui é comum herdar dos Avós uma bolsa Hermès, um relógio Jaeger Lecoultre, um casaco Chanel. O principal critério sempre foi a qualidade do produto, intemporal e duradora. O Brasil é um pais jovem, é como todo jovem é muito mais influenciável pela moda, é uma evolução natural, um pouco como o que acontece entre o mercado japonês e chinês.


6 - Existe alguma marca de luxo brasileira que tem os padrões de excelência Européia?
R: A joalheria brasileira é sem dύvidas reconhecida internacionalmente. H.Stern ou pequenos designers como Ara Vartanian são desses. Em geral, a industria da moda praia também. No prêt-à-porter, a marca Carlos Miele conseguiu se implantar com uma boutique na Rue du Faubourg Saint-Honoré. E jovens, como Pedro Lourenço que nasceu na moda e que conhece as exigencias europeas, têm grandes futuros.


7 - Qual instituição de ensino voltado pra marketing de luxo que você indicaria na Europa?
R: Normalmente, a Europa da muita importância aos diplomas. As melhores faculdades francesas no management são : HEC, ESSEC, ESCP, EM Lyon, EDHEC. As grandes marcas de luxo recrutam na saida. Para aqueles que não sairam diretamente delas, existe MBA especialisado para o luxo como : GFM Executive MBA da IFM, MBA International Luxury Brand Management da ESSEC em Paris, ou MBA SDA Bocconi em Milão.


8 - Qual a dica que você dá para quem quer fazer carreira no mercado de luxo?
R: Fazer uma dessas faculdades. Se não tem que ter uma verdadeira afinidade com esse universo. Gostar muito mesmo, pois a concorrência é brava!

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