16 fevereiro 2014

O Charme como antídoto à democratização do luxo. (Parte 1, por António Paraíso - Portugal)

Nos últimos anos, o luxo se está democratizando, sobretudo devido a fenômenos de globalização, hipermodernidade e “trading up”. Consequentemente, as marcas aumentam vendas, mas lentamente os produtos e serviços de luxo se tornam mais semelhantes entre si e perdem valor, por isso mesmo. O novo antídoto de diferenciação das marcas de luxo será a aposta permanente em colaboradores que transmitam simpatia genuína e charme, como forma de proporcionar prazer e felicidade a seus clientes. Quo vadis, Luxus?


Luxury Winter Outfits for Mens and Women by Burberry

Thomas L. Friedman, no seu livro O Mundo É Plano, analisa o fenómeno da globalização e do crescente nivelamento das diferentes regiões do mundo, no tocante ao desenvolvimento das sociedades e seu acesso a produtos e serviços, em geral.

Gilles Lipovetsky, filósofo francês, contemporâneo, que foi meu professor no Master de Gestão de Luxo em Madrid e com quem conversei sobre a evolução sociológica do luxo e as ideias do seu livro O Luxo Eterno, foi dos primeiros a constatar que a sociedade hiper-moderna e do hiper-consumo, conduziu ao surgimento de diferentes níveis de luxo e à sua democratização.

Michael Silverstein, especialista americano em marketing de consumo e consultor do Boston Consulting Group, no seu livro Trading Up, explica como as classes médias, em todo o mundo, mas sobretudo nos Estados Unidos da América, nos últimos anos, dirigiram a sua procura para produtos premium, que lhes proporcionem sensação de prestígio e envolvimento emocional.

Esses fenômenos, aparentemente avulsos contribuíram, de alguma forma, para que os produtos e serviços de luxo se tenham tornado um pouco mais homogêneos do que antes o eram. Mas o luxo, para o ser verdadeiramente, é único e faz com que o seu consumidor se sinta especial. A designer Silvia Tchessari diz que “o luxo é a expressão máxima da elegância sem esforço e portanto é algo intangível”. Concordo!

E é precisamente nesse sentido que apontam as últimas tendências no mercado do luxo.
A intangibilidade proporcionada essencialmente pelo momento, pela interação com colaboradores da marca, que são os seus verdadeiros embaixadores e devem fazer tudo para que o cliente se sinta único, especial e feliz.

Na segunda parte deste artigo, apresentarei 5 fatos que confirmam essa tendência.
Fim da Parte 1.

Antonio Paraíso
Consultor e Palestrante
www.antonioparaiso.com
Novo Catálogo : http://pt.slideshare.net/antonioparaiso/antonio-paraiso-palestrante-26714492

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