14 outubro 2010

A mundança desastrosa da GAP.

A pergunta que fica no ar. Como uma empresa do porte da GAP, uma das maiores redes de lojas de vestuário do mundo, faz uma ação tão desastrosa quanto a tentativa de mudança de sua marca? Eu também gostaria de obter essa reposta.

O antigo logo azul marinho clássico com o nome da marca em caixa alta "GAP", foi substituido por uma versão simples com a palavra "Gap" em Helvetica na cor preta com um quadradinho azul escondido atrás da letra "p". A criação é da agência Laird + Partners, de Nova York. A mudança fazia parte de um novo reposicionamento da marca para obter atenção do público.

Exato, obteve a atenção de quase todo o mundo, mas de forma negativa e bombástica. Uma chuva de críticas chegavam a todo momento nos sites de relacionamento e em salas de bate papo. Onde estava o departamento de marketing da Gap quando tiveram essa idéia?

Bom, o fato é que se perdeu tempo e muito dinheiro com a pura falta de estratégia e um bom branding por de tras dessa ação. Por isso afirmo, todas as empresas deveriam ter uma departamento de branding para cuidar desse tipo de ação, e por ventura evitar desastre como este.

A própria Marka Hansen, presidente da Gap North America, reconheceu publicamente que a mudança foi um erro e comunicou a decisão de voltar a logo antiga em todas as suas lojas.

Veja e compare as duas marcas:




2 comentários:

  1. Realmente...

    Ação desastrosíssima !...

    Desacredito que essa marca foi aprovada pela totalidade da cadeira de executivos, e acionistas da GAP.

    O tempo foi crucial para o retorno para a marca antiga e evitar miores impactos.

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  2. Já votei também. Obrigada por seu voto.

    Bjo

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