24 setembro 2013

O luxo descobre o interior do Brasil.

O mercado de luxo no Brasil continua a sua escalada para o topo, as vendas já triplicaram nos últimos sete anos. Chegaram a 20,7 bilhões de reais em 2012. E a expectativa a longo prazo é que haja um crescimento de 10% a 20% ao ano até 2020, de acordo com  a consultoria MCF. Mais de 40 grifes internacionais como a francesa Hermès e a italiana Prada já operam  no país desde 2009.

Com essa tendência de crescimento, as marcas descobriram novos horizontes,
e deixaram o eixo Rio-São Paulo, e fincam suas bandeiras em novos territórios, por exemplo em outubro de 2012, o Shopping RioMar, em Recife, foi inaugurado com lojas da inglesa Burberry e da alemã Hugo Boss.

Agora o Sul do país está sendo alvo dessas grifes, foi inaugurada em setembro, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, a francesa Louis Vuitton e a joalheria americana Tiffany.

“O Brasil é grande demais, não faz sentido para uma grande marca de luxo pensar apenas em São Paulo”, diz Gabriele Zuccarelli, sócio da consultoria Bain & Company.

São estratégias mercadológicas totalmente diversificadas,  e específicas para o mercado Brasil, pois o consumidor brasileiro tem uma cultura de compra diferente em relação ao mercado europeu.

Infelizmente ainda as barreiras fiscais que país possui, atrasa ou até amedronta outras marcas de se aventurarem a trilhar seus caminhos por aqui, só uma mudança radical e a eliminação dos vários obstáculos burocráticos e fisicas, o Brasil se tornará uma referência no mercado de luxo perante os países emergentes.

Marc Sjostedt, Chapoulaud-Floquet e Isabelli Fontana

Fachada da Louis Vuitton em Curitiba
Fotos: (Fotos: Kraw Penas, Ricardo Pacak e Michel Willian/Divulgação)

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